Tipologia de Myers-Briggs: você sabe o que é?

Spread the love

O indicador desenvolvido por Isabel Briggs Myers e sua mãe Katharine Cook Briggs, durante a Segunda Guerra Mundial, foi elaborado baseado nas teorias do renomado psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Atualmente, o MBTI – como também é denominado – é a metodologia de personalidade mais utilizada no mundo.

O MBTI considera que há 4 dicotomias que se diferem na maneira de pensar: extroversão e introversão; sensorial e intuição; razão e sentimento; julgamento e percepção. A partir das combinações desses 4 eixos são originadas 16 tipos de personalidades, reconhecidas por suas siglas distintas.

Entre os perfis analistas, temos:

  • INTP – Lógico

O INTP é introvertido, intuitivo, racional e perceptivo, além de possuir grande ímpeto por conhecimento. Seus principais pontos fortes são sua curiosidade, capacidade analítica e objetividade, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a insensibilidade e a impaciência.

  • INTJ – Arquiteto

O INTJ é introvertido, intuitivo, racional e julgador, o que o torna um ótimo estratégico. Seus principais pontos fortes são a confiança, autocontrole e a capacidade de ouvir, enquanto as principais deficiências podem ser a insensibilidade e a inflexibilidade.

  • ENTJ – Comandante

O ENTJ é extrovertido, intuitivo, racional e julgador, geralmente com espírito voltado para a liderança. Seus principais pontos fortes são sua autoconfiança, determinação e eficiência, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a arrogância, a frieza e intolerância.

  • ENTP – Inovador

O ENTP é extrovertido, intuitivo, racional e perceptivo, tornando um individuo visionário. Seus principais pontos fortes são o seu entusiasmo, capacidade auto aperfeiçoamento e flexibilidade, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a sua volatilidade e impersistência.

Entre os perfis diplomatas, temos:

  • INFJ – Advogado

O INFJ é introvertido, intuitivo, sentimental e julgador, possuindo facilidade comunicativa. Seus principais pontos fortes são sua determinação, firmeza e moralidade, enquanto seus principais pontos fracos podem ser o perfeccionismo e a inflexibilidade.

  • INFP – Mediador

O INFP é introvertido, intuitivo, sentimental, perceptivo e possui forte senso de comprometimento. Seus principais pontos fortes são sua flexibilidade, sensibilidade e lealdade, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a timidez e a necessidade de aprovação.

  • ENFJ – Protagonista

O ENFJ é extrovertido, intuitivo, sentimental e julgador, geralmente sendo bastante carismático. Seus principais pontos fortes são sua capacidade de construir boas relações humanas, de ser motivacional e a honestidade, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a super proteção e a manipulação.

  • ENFP – Ativista

O ENFP é extrovertido, intuitivo, sentimental, perceptivo e possui grande ímpeto por conhecimento. Seus principais pontos fortes são sua curiosidade, capacidade analítica e objetividade, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a insensibilidade e a impaciência.

Entre os perfis sentinelas, temos:

  • ISTJ – Logístico

O ISTJ é introvertido, sensorial, pensador e julgador. Possui um perfil orientado à praticidade. Seus principais pontos fortes são sua confiabilidade, inovatividade e minuciosidade, enquanto seus principais pontos fracos podem a sua falta de acessibilidade e de prioridade.

  • ISFJ – Defensor

O ISFJ é introvertido, sensorial, sentimental e julgador, com grande senso de acolhimento. Seus principais pontos fortes são sua sensibilidade, cooperatividade e firmeza, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a autodesvalorização e o pessimismo.

  • ESTJ – Executivo

O ESTJ é extrovertido, sensorial, pensador e julgador, possuindo grande habilidade em liderança e gestão de processos e pessoas. Seus principais pontos fortes são a sua integridade, determinação e objetividade, enquanto seus principais pontos fracos podem ser o seu lado crítico e a dificuldade de demonstrar emoções.

  • ESFJ – Cônsul

O ESFJ é extrovertido, sensorial, sentimental e julgador, com perfil extremamente atencioso. Seus principais pontos fortes são sua sociabilidade, entusiasmo e organização, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a precipitação e uma intensa sensibilidade.

Entre os perfis exploradores, temos:

  • ISTP – Virtuoso

O ISTP é introvertido, sensorial, pensador e perceptivo com comportamento ousado. Seus principais pontos fortes são sua capacidade de resolver problemas, pensamento lógico e orientação para resultados, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a falta de planejamento e a baixa perseverança.

  • ISFP – Aventureiro

O ISFP é introvertido, sensorial, sentimental e perceptivo, tendo a flexibilidade como característica. Seus principais pontos fortes são sua confiança, otimismo e sensibilidade, enquanto seus principais pontos fracos podem ser o seu perfil crítico e a sua ingenuidade.

  • ESTP – Empresário

O ESTP é extrovertido, sensorial, pensador e perceptivo, com um perfil altamente enérgico. Seus principais pontos fortes são seu pragmatismo, sua espontaneidade e a sua espirituosidade, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a impaciência e falta de compromisso para finalização de tarefas.

  • ESFP – Animador

O ESFP é extrovertido, sensorial, sentimental e perceptivo, tendo a espontaneidade como traço marcante. Seus principais pontos fortes são a sua comunicabilidade, seu cooperativismo e a capacidade de compreensão, enquanto seus principais pontos fracos podem ser a subjetividade e a sua falta de planejameno.

Ficou curioso para saber qual é sua personalidade de acordo com o MBTI?
Faça seu teste aqui: https://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade

Autor

  • Nathália Cirne

    MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ; Especialista em Marketing e Design Digital pela ESPM e em Gestão em Saúde pela UniAmérica, Bacharela em Projeto de Produto em graduação-sanduíche com MSc. em Design per il Sistema Moda pela Politecnico di Milano. Discente do MBA em Digital Business na USP, das Especializações em Psicologia Organizacional e Gestão de Equipes na PUC e em Neurociências e Psicologia Aplicada na Mackenzie, das Graduações em Sistemas de Computação pela UFF e em Biomedicina e em Nutrição no IBMR.

Nathália Cirne

Author: Nathália Cirne

MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ; Especialista em Marketing e Design Digital pela ESPM e em Gestão em Saúde pela UniAmérica, Bacharela em Projeto de Produto em graduação-sanduíche com MSc. em Design per il Sistema Moda pela Politecnico di Milano. Discente do MBA em Digital Business na USP, das Especializações em Psicologia Organizacional e Gestão de Equipes na PUC e em Neurociências e Psicologia Aplicada na Mackenzie, das Graduações em Sistemas de Computação pela UFF e em Biomedicina e em Nutrição no IBMR.